Existem alguns sinais de que o pediatra do seu filho não é bom ou simplesmente não serve para você. Não existe nada mais importante do que ter um médico do seu lado, em que você possa confiar. Alguém, que você ouvir tudo que ele diz, sem se preocupar e ter a segurança de que está certo.

Existem médicos que até podem ter sido bons um dia, mas perderam o interesse ou o entusiasmo. Médicos que estão desanimados com a profissão ou entediados com ela. Esses não vão ajudar a sua família.

 

Escolha um Médico Carinhoso, que se Importe e Dê Atenção.

Se você e seu filho forem só mais um, na lista infinita de pacientes que ele tem que atender, fica complicado. O pediatra que você escolheu pode ser o mais bem recomendado, o mais caro e com o melhor diploma. Porém, se ele não trata você e seu filho com carinho e atenção, nada disso vale.

Ir ao médico pode ser assustador para o seu pequeno e se o médico não tenta deixar seu filho confortável e seguro com a situação. A visita ao médico pode chegar a ser traumática e gerar um medo ou receio no futuro. Um exemplo disso são as pessoas que tem medo de injeção, isso pode ter ocorrido por causa de alguma vacina na infância.

Não tem nada pior do que um médico que você já visitou 10 vezes e ainda não lembra de você e do seu pequeno.

 

Um Médico Que Não te Escuta ou Não Responde. 

Você como paciente tem o direito de ser escutada e bem tratada. Um médico da sua família tem que ter tempo de ouvir as suas preocupações e dúvidas, por mais bobas que sejam, ainda mais no caso de um pediatra.

Todo médico por melhor que seja, tem que escutar seus pacientes para fazer um diagnostico. Então se o seu médico não estuca ou não tem tempo para suas preocupações, isso é um péssimo sinal.

Além do mais, no caso do pediatra, lidar com mães de primeira viagem, exageradas e nervosas faz parte do trabalho. Portanto, ele deve ter agenda para emergências e caso você precise de alguma coisa, é necessário que você consiga falar com ele, não importa o dia e a hora.

 

Falta de Conhecimento.

Um médico que não faz questão de se manter informado ou estudando não é um bom médico. Educar o paciente sobre alimentação, nutrientes e saúde de forma geral também é papel do médico.

Falar sobre novos medicamento e novos testes . Claro, que nenhum médico é obrigada a saber sobre tudo sobre tudo. Mas é esperado que caso ele não tenha alguma resposta ele vá atrás e te informe depois.

Então se você começar a perceber erros nos exames ou nas respostas do seu médico ou da sua equipe, é indicado que você busque outro profissional.

doctor-baby-blogphoto-504x334

Recomendações Ruins.

Um médico ruim geralmente tem fama de ser ruim. Por isso pergunte para seus pacientes e ou amigos, qual a fama do médico que você pretende visitar.

Outra boa fonte é um médico da sua família que você confia. Alguém renomado no mercado. Se a recomendação dele não for boa, suspeite.

 

Sempre Pede que Você Faça Muito Exames ou Procedimentos.

Alguns médicos pedem exames adicionais por excesso de zelo e isso não é uma coisa ruim. Mas não pode acontecer sempre, por que pode ser insegurança da parte dele. Por exemplo, se seu filho está com pneumonia e seu médico pede um raio X do tórax, ok está certo. Mas ele não tem que pedir um raio X do tórax a cada visita que você fizer de rotina, é no mínimo exagerado.

Outro sinal de que alguma coisa está errada, é quando seu médico não gosta ou faz objeções quando você vai atrás de uma segunda opinião. Se ele tem certeza do curso de tratamento que está indicando não tem por que ter receio de uma segunda opinião.

 

Não Respeitar o seu Tempo.

Quanto tempo você prevê esperar na consulta do seu médico? Uma espera de 20 minutos é razoável e esperada. Mais de uma hora não é!

É claro que emergências acontecem. É até é um bom sinal o médico dar prioridade para essa emergência e eu acho que devemos sem compreensivos sempre nesses momentos. Afinal, poderia ser seu filho e se fosse você ia querer a mesma prioridade, não é verdade?

Mas se isso ocorre a toda visita, pense se não vale a pena mudar de médico.

De qualquer forma, uma dica boa para evitar as filas longas e esperas grandes é marcar as suas consultas de manhã.

 

Credenciais Esquisitas ou Não Tão Boas.

Um médico com uma boa formação não é garantia de um bom profissional. Mas já é um bom sinal. Com médicos com formações fracas e poucos cursos de especialização já devemos ter uma atenção extra. Outra dica boa no Brasil é ver a filiação com algum hospital que ele tenha. Se ele não for vinculado a nenhum hospital é no mínimo estranho.

 

De qualquer forma a melhor coisa a fazer é confiar a sua intuição de mãe. Se você se sentir mal no médico, ou desconfiar de alguma coisa, troque. Pense que as vezes, o médico mas renomado ou o que a sua melhor amiga indicou não é o médico para você. Siga seu “feeling”, se você não estiver a vontade, aquilo não é para você.

Beijos e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *